[Podcast] Novidade no Sienge Crédito Associativo
25 de setembro de 2020[Podcast] Autorização de Parcelas por Alçadas no Contas a Pagar
16 de outubro de 2020Você considera o controle financeiro da sua empresa eficiente? Pode até parecer que sim. Mas, muitas dificuldades atribuídas à economia instável podem, na verdade, resultar de problemas internos. Por isso, hoje veremos como a terceirização de serviços financeiros é estratégica para companhias da construção civil.
Essa é uma tendência que vem se consolidando a cada ano que passa. Empresas da construção e de outros setores têm percebido como é possível ter uma visão mais clara dos negócios e suporte para a tomada de decisões quando o departamento das finanças é conduzido por profissionais parceiros.
Além do mais, assim como acontece com outros tipos de terceirização, a redução de gastos é uma das principais vantagens. Isso impacta diretamente nos seus lucros e resultados.
Se você ainda não considerou a terceirização de serviços financeiros para a sua empresa, essa é uma excelente oportunidade. Confira os próximos tópicos e conheça mais a respeito do assunto!
Como a terceirização de serviços financeiros funciona
Também conhecida como BPO Financeiro (Business Process Outsourcing), a terceirização de serviços financeiros consiste na prestação de serviços contábeis por uma empresa parceira. As tarefas relacionadas ao setor são delegadas a profissionais especializados.
Sendo assim, fica a cargo do empresário e/ou gestor somente a análise final de dados e a tomada de decisões. Para tanto, são fornecidos relatórios periódicos e todo o trabalho é realizado em sintonia com os seus objetivos.
Esse modelo pode ser adotado tanto por empresas pequenas como grandes companhias. No entanto, é justamente nos negócios de menor porte que são observados os melhores resultados.
Para que você tenha uma ideia mais clara, entre os processos que são abrangidos pela terceirização de serviços financeiros, estão:
- Gestão de contas a pagar e a receber;
- Conciliação bancária;
- Emissão e envio de notas fiscais;
- Controle do fluxo de caixa;
- Emissão e envio de boletos bancários;
- Acompanhamento de métricas;
- Elaboração de relatórios;
- Entre outros.
4 motivos para terceirizar serviços financeiros na construção civil
O simples fato de uma equipe contábil profissional auxiliar na gestão e executar tarefas repetitivas já compensa o investimento na terceirização de serviços financeiros. Mas você ainda pode usufruir de outros benefícios.
A seguir, apresentaremos 4 deles. Confira!
1. Foco no core business
Ao terceirizar tarefas que não fazem parte da sua principal atividade, o seu foco pode ser voltado completamente ao que interessa: o core business.
Afinal de contas, ao invés de se dispersar com atividades administrativas, elas são delegadas a quem realmente se dedica a isso todos os dias e tem formação para executar tais funções. Enquanto isso, você pode trabalhar na melhoria dos produtos e serviços que são apresentados ao público, ocupando melhor o seu tempo e o da sua equipe.
2. Redução inteligente de custos
Terceirização é um termo que logo de cara podemos relacionar com redução de custos. Todavia, no caso da terceirização de serviços financeiros, essa economia é ainda mais inteligente.
Você não precisa montar um departamento financeiro completo, diminuindo a folha de pagamento e até mesmo a demanda por uma infraestrutura física e tecnológica para o setor. Ao colocar na ponta do lápis, a conta demonstra que vale a pena terceirizar.
3. Melhoria da estrutura organizacional e estratégica
Uma consequência direta da terceirização do financeiro é a melhoria na estrutura organizacional e estratégica das empresas da construção civil. As avaliações das despesas, as projeções de caixa e outras atividades analíticas tornam-se mais precisas.
Os relatórios emitidos pela equipe contábil externa apresentam dados minuciosos. Isso sem falar que trata-se de um “olhar de fora” que, em muitos casos, ajuda a manter as informações ainda mais realistas.
Desse jeito, a tomada de decisões é feita com plena segurança. Ou seja, toda a estratégia da empresa pode ser aprimorada.
4. Atualização tecnológica
Por fim, mas não menos importante, outra razão para investir em uma boa terceirização de serviços financeiros é a atualização tecnológica. Ao invés de investir em recursos humanos qualificados em TI ou em variados softwares e hardwares, você tem uma empresa especializada que coloca a própria infraestrutura a sua disposição.
O seu sucesso é o sucesso do prestador. Além disso, com a concorrência nessa área, há também uma competitividade para apresentar sempre as melhores soluções ao cliente. Você e a sua empresa só têm a ganhar com isso.
E aí, gostou desse conteúdo? Continue acompanhando os próximos!