Gerenciar suprimentos na construção civil não é uma tarefa fácil. Além de planejar toda a obra, é necessário monitorar tudo que está sendo feito. Para isso, é fundamental contar com uma tecnologia que possa atender as necessidades de todos os setores da obra, como por exemplo o Sienge.
Sienge, também chamado de ERP (Enterprise Resource Planning), é um software que integra todo o planejamento e execução da obra a fim de facilitar os processos a serem realizados e assim, garantir que a obra seja entregue dentro do prazo.
No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco melhor sobre esse software e descobrir como ele pode te ajudar a gerenciar suprimentos de maneira simples, prática e rápida. Confira os tópicos a seguir e boa leitura!
Sienge é um software que integra toda a gestão da construção em um único sistema. É basicamente um sistema que faz a integração de exatamente todas as áreas da construtora e também as incorporadoras independente de seu porte.
Para gerenciar suprimentos com qualidade e de maneira eficaz, o software conta com atualizações a cada ano. Afinal, não podemos nos esquecer que o software é uma tecnologia. Assim como em toda tecnologia, atualizações são necessárias para garantir o bom funcionamento da ferramenta.
Atualmente, já são mais de 3.500 empresas só aqui no Brasil que utilizam o Sienge. Esse sucesso todo se deve ao acompanhamento do software em todo o processo da obra, desde o planejamento até a entrega da obra dentro do prazo estabelecido. Em relação ao gerenciamento dos suprimentos, o Sienge conta com os seguintes módulos:
· Suprimentos;
· Contabilidade fiscal;
· Engenharia;
· Financeiro;
· Gestão da qualidade;
· Gestão de ativos;
· Recursos humanos;
· Suporte a decisão;
· Segurança.
Todos esses módulos apresentam várias funcionalidades que conferem mais agilidade ao processo de gerenciamento da obra. Isso permite até mesmo que as tomadas de decisões sejam mais assertivas e rápidas.
Neste tópico você vai conhecer as principais características do Sienge que permitem o software gerenciar suprimentos de forma fácil, prática, rápida e muito eficiente. O sistema apresenta muitas outras características, mas aqui trouxemos as principais. Veja só!
O módulo de compras se inicia na Necessidade de Compra, que é considerada basicamente como um desdobramento da etapa Planejamento. Planejamento este que é realizado no módulo Engenharia do Siege. A Necessidade de Compra fornece as informações sobre o que precisa ser comprado, bem como os seus valores.
Para gerenciar suprimentos é necessário que haja muito planejamento. Entretanto, por mais que se planeje tudo nos mínimos detalhes nem sempre as coisas saem do jeito que foi projetado. Por isso, o software foi formulado para lidar também com os imprevistos. Neste sentido, ele é flexível para lidar com possíveis mudanças.
O portal do fornecedor é perfeito para quem deseja ter tudo num único lugar. No portal, você tem acesso à listagem de todos os fornecedores. Através de um e-mail simples, você tem acesso a preços, condições de entrega e prazos. Assim, você pode avaliar o que melhor se adequa a sua construção e fechar negócio diretamente com o fornecedor.
Os contratos e as medições são o pilar do gerenciamento de suprimentos. Com essa característica do Sienge você tem controle sobre todo o processo de contratação que foi firmado e fica por dentro de toda a evolução do serviço. Assim, você tem ciência do que de fato está sendo feito, liberando o pagamento de acordo com o serviço.
Gerenciar suprimentos de maneira qualificada de modo que a obra venha ser entregue de acordo com o prazo estipulado, implica também obter um bom fluxo de caixa. Com todos os dados obtidos nas etapas anteriores, a verba pode ser liberada para a construção da obra.
O Sienge também faz o controle do almoxarifado evitando gastos desnecessários com manuseio, compras, transportes e pedidos. Isso porque cada lote de materiais destinado a etapas ou tarefas fica devidamente registrado no sistema. O que possibilita a previsão de faltas.
Por fim, mas não menos importante, o sistema Sienge fornece maior qualidade a sua obra. De forma geral, resumindo tudo o que foi dito, com o software você tem um gerenciamento do fluxo de compras, estocagem e distribuição de materiais de forma simples, fácil e descomplicada.
Tudo isso agiliza a obra e torna a experiência do cliente mais agradável e segura. Por isso, não perca tempo e instale hoje mesmo a tecnologia na sua empresa.
Bons negócios!