Gestão de carteira e como administrar a inadimplência

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Calculos na construção civl

22/11/2024

Sumário

São lamentavelmente frequentes os casos de processos judiciais entre empresas da construção civil e seus credores ou devedores. E não é para menos. Afinal, gerir o fluxo de caixa em uma obra com equilíbrio é quase uma arte.

O atraso ou a ausência de recebimentos pode levar ao descumprimento de prazos estabelecidos com fornecedores, empreiteiros, funcionários, entre outros serviços. É um verdadeiro efeito dominó que afeta a saúde financeira do empreendimento.

Diante desse contexto, realizar a gestão de carteira e administrar a inadimplência é imprescindível. As incongruências precisam ser identificadas com rapidez. As soluções para elas também devem ser ágeis e precisas.

Ações estratégicas podem evitar prejuízos maiores. E foi pensando nisso que o SIENGE incluiu no seu sistema ERP um controle rigoroso da pontualidade nos recebimentos e pagamentos. Hoje vamos conversar um pouco mais sobre sua funcionalidade na gestão de carteira das empresas da área da construção.

A importância da gestão de carteira e controle de inadimplências

Seja qual for o nicho de atuação, o empreendedor sabe que está sujeito a ser prejudicado por maus pagadores. Porém, a complexidade na administração de uma ou mais obras pode causar um verdadeiro nó nas contas. Ter controle total sobre elas é extremamente importante.

Com o controle e gestão de carteiras, o setor financeiro consegue desempenhar sua função com mais eficácia. E isso impacta os demais setores da empresa, inclusive na execução da obra em si.

A importância disso tudo se revela nos seguintes benefícios:

  • Redução de despesas e aborrecimentos com processos judiciais;
  • Redução de perdas de capital e operacionais;
  • Construção de um histórico completo de maus ou bons pagadores, seja referente a um ou mais projetos;
  • Pleno controle das contas a pagar e a receber, com organização e profissionalismo;
  • Fechamento de contratos e acordos com a certeza das condições de cumprimento dos compromissos dentro do prazo estabelecido.

Como um sistema integrado pode facilitar a gestão de carteira

Nas empresas da construção, a utilização de planilhas de controle de recebíveis é muito comum. O problema é que elas demandam de muitos esforços operacionais e ainda assim estão propensas ao erro, principalmente no que diz respeito à integração entre diferentes setores do negócio.

Por essas e outras razões, utilizar um sistema ERP vem muito bem a calhar. Ele facilita o monitoramento da gestão de carteira. O software integra departamentos, otimiza a organização, o controle e até mesmo o tempo. Isso tudo reduz erros e custos.

Sair dos controles analógicos ou das planilhas empíricas e migrar para um sistema integrado e automatizado de gestão é, sem dúvida alguma, um diferencial. Nesse concorrido nicho de mercado, torna-se inclusive uma maneira de sair à frente da concorrência.

Aplicação prática do sistema SIENGE

Administrar a construção, a venda e/ou a locação de unidades residenciais e comerciais fazendo uso de um sistema integrado e completo como o SIENGE é excelente para os negócios. Com esse software, você consegue registrar e acompanhar a gestão de carteira, com a maior parte dos processos acontecendo de forma automatizada.

Após o cadastro do cliente, o contrato pode ser gerado pelo próprio sistema. Da mesma forma, ele registra os recebimentos e controla sua origem, cobranças e renegociações de inadimplentes, realizando a conciliação bancária. Alterações contratuais também podem ser feitas, mantendo o histórico mas revelando a disponibilidade de unidades e seu reflexo no fluxo financeiro.

Essas e outras informações integram-se também ao sistema de contabilidade e SPED. Isso elimina o retrabalho e ainda gera registros mais precisos para que se cumpram as obrigações tributárias.

O sistema ainda permite:

  • Administração de múltiplas obras/unidades e seus respectivos contratos;
  • Reajustes contratuais manuais ou pré-estabelecidos para acontecerem de forma automática;
  • Notificações no mural de avisos da interface do SIENGE e por e-mail;
  • Entre outras funções.

Enfim, a gestão de carteira e o controle de inadimplências se torna mais profissional e eficiente. Diante disso, a lucratividade da empresa também.

E então, o que achou das informações do post de hoje? Como você pode ver, a gestão de carteira torna-se mais simples quando temos as ferramentas certas para isso.

Ficou alguma dúvida? Lembre-se que você pode usar a área de comentários ou entrar em contato com a nossa equipe para qualquer esclarecimento. Até breve, com outras dicas!

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