O que esperar para o setor da construção em 2021

Entre em contato e solicite seu orçamento

construção

22/11/2024

Sumário

O ano de 2020 foi desafiador em todos os sentidos. No entanto, construtoras e incorporadoras se saíram muito bem apesar da crise e há boas perspectivas para o setor da construção em 2021. 

De acordo com SINAPI – Índice Nacional da Construção Civil – encerramos o ano passado com uma alta de 10,16%. Esse é um índice com mais de 6 pontos percentuais a mais do que em 2019. 

Novas obras estão a pleno vapor, permitindo inclusive a contratação de profissionais. A previsão da Fundação Getúlio Vargas e do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Siduscon) é de que o PIB da construção suba nos próximos meses. 

Continue acompanhando e fique por dentro das previsões para o setor da construção em 2021. Assim, você poderá realizar o seu planejamento anual com uma visão mais ampla dos próximos passos. 

Projeções para o setor da construção em 2021

Recentemente, o Siduscon de São Paulo, em parceria com a FGV, lançou a projeção de um crescimento de 3,8% no PIB da construção civil. Em entrevista coletiva, a entidade justificou suas previsões com o desempenho das obras empresariais, as quais devem puxar o percentual para cima. Esse dado é animador para os gestores do segmento.

Além disso, a abertura de diversos canteiros de obras residenciais também se mostrou uma tendência nos últimos meses. Isso sem falar no consumo das famílias em reformas domésticas, o qual foi muito significativo durante a pandemia. 

Com o fim do auxílio emergencial, podem ser observadas algumas dificuldades na retomada. A esperança é justamente que o setor da construção ajude a diminuir a taxa de desemprego no país. 

A pesquisadora da FGV Ana Maria Castelo afirma que o setor já conseguiu alcançar o mesmo patamar pré-pandemia. Contudo, é preciso de políticas públicas que diminuam as taxas de juros para estimular os negócios e incentivar a compra de imóveis, seja para moradia ou para investimento.

De olho nas tendências para o setor da construção

A tecnologia e a sustentabilidade têm oportunizado ótimos negócios no setor da construção civil. É fundamental manter-se atento a essas tendências e atender às demandas do mercado.

Novos materiais de construção, novos processos de reciclagem, reaproveitamento de resíduos e sistemas inteligentes podem alavancar os resultados, ao passo que reduzem custos. Os pré moldados e as impressões em 3 dimensões também estão entre as possibilidades nas quais vale a pena investir. 

Ao aliar as práticas do canteiro de obras com procedimentos otimizados por softwares no escritório, os benefícios financeiros para a empresa são muito maiores. O consumidor também está atento à responsabilidade social e à eficiência dos processos das empresas. Sendo assim, ficar estagnado no tempo não é uma opção. 

Como a PSA Sistemas pode ajudar?

PSA Sistemas tem mais de 17 anos de experiência como canal de negócios junto ao segmento da indústria da construção, com mais de 500 implantações realizadas até então.

Nosso principal diferencial é a adaptação da tecnologia ao negócio de cada cliente, observando processos, cultura organizacional e perfil dos decisores para entrega do melhor resultado possível daquilo que foi contratado.

Estamos presentes em mais de 7 Estados, já atendemos mais de 500 clientes e possuímos mais de 50.000 horas trabalhadas. Nossa especialização no setor da construção, aliada à tecnologia e foco no resultado são os pilares que garantem a qualidade dos projetos executados pela PSA.

Dispomos de diversos sistemas de gestão, dentre os quais está o Sienge. Sem sombra de dúvidas, uma das nossas soluções vai se adaptar aos seus anseios e expectativas.

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas com nossos especialistas e faça um orçamento!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Post Não Encontrado