Você ainda acredita que o sistema no servidor local da sua empresa ainda é o ideal para preservar a segurança dos seus dados? Esse é um erro muito comum, tanto que 40% dos empresários afirmam que já perderam dados no servidor físico da empresa.
Esse é um risco que você não pode correr, pois em alguns casos ele pode ser fatal para o futuro do seu negócio no mercado. Felizmente, existem outras formas de garantir total segurança das informações e continuar à frente da concorrência, que é o sistema em nuvem.
No decorrer deste post iremos explicar as principais diferenças entre os dois servidores e provar porque hospedar na nuvem é a melhor. Confira:
O sistema no servidor local é uma estratégia da TI responsável em armazenar os dados dos softwares na empresa, como o ERP, por exemplo. Para garantir a sua eficiência, é necessário manter um data center instalado no ambiente físico da empresa e com infraestrutura específica.
Por essa razão, ele sempre é isolado em uma sala com refrigeração na empresa e necessita de uma atenção especial da equipe de TI. Isso porque, caso haja algum problema de funcionamento, a empresa corre o risco de perder os seus dados mais importantes, junto com os equipamentos do servidor.
De maneira geral, o servidor na nuvem nada mais é do que uma forma de armazenar os dados da sua empresa em um datacenter virtual. Por meio disso, é possível fazer o gerenciamento das informações e atividades do negócio de uma maneira prática e 100% online.
Segundo dados da Convergência Digital, a utilização desse tipo de recurso já foi implantada em mais de 50% das empresas. Isso geralmente ocorre devido a grande facilidade em aderir a esse tipo de serviço e às vantagens que ele oferece.
Ao assinar esse serviço, a empresa não precisa fazer nenhum outro tipo de investimento e ainda poderá aproveitar benefícios como:
O melhor de tudo é que, para migrar para a nuvem, não é preciso se desfazer o servidor local. Esse processo pode ser feito de maneira gradual ou utilizar um serviço híbrido. Isso faz com que você possa ter mais segurança com esse tipo de recurso na empresa.
Migrar do sistema no servidor local para um servidor na nuvem, ainda oferece uma série vantagens para empresa. Elas impactam desde o setor financeiro até os processos de manutenção, confira abaixo mais informações:
A redução de custos é um dos grandes motivos que levam os empresários, a migrarem para o servidor na nuvem. Isso porque, nesse ambiente os custos com energia ou manutenção da infraestrutura do data center são reduzidos a zero.
O único custo desse tipo de servidor está relacionado com a sua assinatura, cujo valor é ínfimo se comparado com os custos do sistema do servidor local, por exemplo.
Uma das grandes vantagens de usar um sistema na nuvem é que ele praticamente não exige manutenção. Isso mesmo, para fazer com que o software continue funcionando não é preciso mobilizar uma equipe de TI, por exemplo.
Geralmente, a manutenção do sistema é garantida no ato da contratação do servidor. Depois disso, só é necessário que sejam feitas manutenções preventivas para garantir a segurança dos dados.
A migração do sistema no servidor local para o servidor na nuvem traz mais segurança para os dados das organizações. O principal motivo disso é que os serviços de hospedagem em nuvem usam recursos avançados em protocolos de segurança que evitam a perda de dados e ataques cibernéticos.
Além disso, também há segurança de que as empresas responsáveis pelo serviço de hospedagem são proibidas de comercializar ou disponibilizar os dados de terceiros.
Então, percebeu a importância e as vantagens de migrar do seu sistema no servidor local para um de nuvem? Sem dúvida, hospedar os dados em um ambiente virtual oferece benefícios para manter as principais informações da sua empresa completamente seguras e com o melhor custo-benefício do mercado.