Você sabe como estimar o lucro da sua obra?
25 de outubro de 2021Você sabe como fazer o planejamento e controle da sua obra de forma eficiente?
27 de dezembro de 2021O processo de gestão de obra pode se constituir em uma tarefa bem complexa. Uma falta de material, uma falha em uma das etapas ou um pequeno atraso na entrega de recursos pelos fornecedores pode lentificar o ritmo da construção, o que culmina em atraso do empreendimento.
Para isso não acontecer e você conseguir entregar a sua obra dentro do prazo estabelecido, é indispensável que haja um bom gerenciamento da construção. A fim de te ajudar nesta tarefa, separamos abaixo algumas dicas. Confira!
Veja abaixo como melhorar seu processo de Gestão de Obra
Uma gestão de obra requer algumas atitudes, tais como: Um bom planejamento, estabelecimento de metas, uma gestão de suprimentos, estabelecimento de bons canais de comunicação, controle de fluxo de caixa e uma análise dos riscos. Veja como desenvolver cada uma delas!
1.Bom planejamento
Gestão envolve planejamento. Por esse motivo, você deve planejar todas as etapas que serão desenvolvidas ao longo da construção. Veja os materiais que você vai precisar utilizar, os insumos, mão de obra, finanças, entre outros pontos.
Esse planejamento demanda tempo, esforço e dedicação. Não faça nada com pressa, muito menos de qualquer maneira. Lembre-se de que é a reputação da sua empresa e a qualidade do seu trabalho que estão em jogo.
2.Estabelecimento de metas
Um bom gerenciamento de obra necessita de clareza nas metas. Isto é, toda a sua equipe precisa saber exatamente os objetivos das etapas seguintes. Desta forma, todos irão trabalhar em prol de uma meta estabelecida evitando, assim, atrasos na obra.
No entanto, tome cuidado com o estabelecimento dessas metas. Elas devem ser reais e plausíveis com as condições reais.
3.Gestão de suprimentos
Além de lentificar o processo de construção, a falta de materiais atrasa a obra resultando no descumprimento do prazo de entrega. Para evitar esse evento desagradável, você deve realizar uma boa gestão de suprimentos, avaliando os insumos que necessitam de compra de acordo com cada etapa.
É preciso que as compras sejam aprovadas pela equipe técnica e corroboradas pelo planejamento executivo, pois assim você evita a aquisição de materiais desnecessários.
4.Estabelecimento de bons canais de comunicação
A boa gestão de obra também depende do estabelecimento de bons canais de comunicação tanto com a equipe interna, quanto com o cliente.
Internamente é fundamental definir as responsabilidades de cada um, estabelecendo quem terá a função de dar start nas operações e como será o processo de gerenciamento e monitoramento. Desta forma, é possível evitar a improdutividade.
Além disso, o cliente final precisa ser informado do andamento da obra. Isso ajuda a mantê-lo engajado no projeto, te ajudando a colher as expectativas dele em relação ao seu trabalho.
5.Controle de fluxo de caixa
Ter um controle de fluxo de caixa é indispensável para o sucesso de sua obra. Você pode contar com o auxílio de softwares para facilitar o controle do orçamento e capital.
Dentre as várias funções que esses programas realizam, estão: elaboração de gráficos de curva, fluxo de caixa do projeto, tendência de gastos, acompanhamento de desembolso mensal, dentre outros.
6.Análise de riscos
Para melhorar seu processo de gestão de obra, você deve analisar os riscos que podem surgir. É claro que nem sempre é possível identificar os imprevistos. Mas saiba que há riscos positivos e negativos.
Uma oportunidade, por exemplo, pode gerar riscos positivos. Já um risco negativo pode gerar sérios prejuízos no seu negócio. Por esse motivo, você deve ficar atento aos riscos negativos para a sua obra.
Essa análise te ajuda a desenvolver estratégias de solução para os possíveis problemas.
Para concluir
Uma boa gestão de obra ajuda o empreendedor a otimizar o tempo de construção, possibilitando a entrega do projeto antes mesmo do prazo combinado. O cliente supera suas expectativas e, através da qualidade e eficiência do trabalho da obra, o nome da empresa é reconhecido.
Por isso, não deixe de seguir as dicas aqui citadas. É claro que existem muitos outros métodos que você pode utilizar no seu negócio para melhorar ainda mais o seu processo de gestão de obra.
Por esse motivo, finalizamos esse texto te aconselhando a investir em melhorias no seu gerenciamento, através de estudos e ferramentas que possam facilitar o processo.
Esperamos que o artigo tenha te ajudado. Até a próxima!