Como um sistema ERP pode facilitar o controle de Gestão de Recebíveis em empresas da construção? 

Entre em contato e solicite seu orçamento

sistema erp

22/11/2024

Sumário

Ainda é bastante comum o uso de planilhas para o controle de gestão dos recebíveis e correções de índices na construção civil. No entanto, essa é uma metodologia cada vez menos relevante, pois ela demanda muito trabalho operacional e trava a integração entre diferentes departamentos. 

Nesse sentido, o uso de sistemas ERP se mostra mais assertivo. Eles evitam a geração de relatórios errôneos e moderniza o registro de informações com agilidade, segurança e total interatividade entre os setores que compõem as empresas de construção, inclusive incorporadoras e loteadoras. Ao optar por um software de confiança, a companhia ganha tempo, reduz os custos, gera mais organização e reduz erros. Cobranças equivocadas deixam de ser uma preocupação para o gestor, pois o sistema é eficiente e seguro. 

A PSA Sistemas fez o levantamento de alguns pontos essenciais que demonstram como sair das planilhas e controles manuais importantes para quem quer fazer o controle de gestão dos recebíveis sem sofrimento. Aproveite as dicas que trouxemos para você hoje!  

O que é um sistema ERP? 

O termo “ERP” é uma abreviação da expressão em inglês “Enterprise Resource Planning”, que em português possui o significado de “Sistema Integrado de Gestão Empresarial”. É o tipo de software que integra e gerencia os processos e informações de uma empresa em um único sistema. Seu objetivo principal é facilitar a tomada de decisões e melhorar a eficiência operacional ao proporcionar uma visão abrangente e integrada de todos os aspectos do negócio. 

Os sistemas são projetados para cobrir diversas áreas funcionais de uma organização, incluindo: 

  • Contabilidade e Finanças: Gestão de contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, orçamento, contabilidade geral, entre outros. 
  • Recursos Humanos: Gerenciamento de pessoal, recrutamento, treinamento, avaliação de desempenho, entre outros. 
  • Logística e Cadeia de Suprimentos: Controle de estoque, gestão de pedidos, compras, planejamento de aquisição, distribuição, entre outros. 
  • Vendas e Marketing: Gestão de clientes, automação de vendas, rastreamento de leads, análise de desempenho de vendas, entre outros. 
  • Produção e Manufatura: Controle de produção, gestão de qualidade, manutenção de equipamentos, entre outros. 
  • Serviços ao Cliente: Suporte ao cliente, gestão de reclamações, gestão de contratos de serviço, entre outros. 
  • Ativos e Inventário: Controle de ativos fixos, gestão de inventário, rastreamento de bens, entre outros. 

Quais são as vantagens de contar com um sistema ERP? 

A implementação de um sistema ERP oferece diversas vantagens, dentre elas podemos mencionar, por exemplo: 

  • Integração; 
  • Eficiência Operacional; 
  • Melhoria na Tomada de Decisões; 
  • Conformidade; 
  • Melhoria na Comunicação Interna. 

É um sistema que ajuda na unificação de dados e processos, eliminando redundâncias e melhorando a comunicação entre diferentes departamentos. Ajuda nas tarefas, reduzindo erros manuais e aumentando a produtividade. Também fornece informações em tempo real, relatórios e análises para apoiar decisões estratégicas e ainda facilita o cumprimento de regulamentações e normas, especialmente em setores altamente regulamentados; e também facilita a comunicação e colaboração entre diferentes áreas da empresa. 

No geral, o sistema ERP pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada organização. Ele pode ser acessado por meio de plataformas em nuvem, proporcionando flexibilidade em termos de acesso e escalabilidade. A escolha de desse sistema geralmente depende do porte e das necessidades específicas da empresa. Busque sempre empresas experientes e responsáveis para lhe ajudar com a gestão de recebíveis.  

Como fazer o controle de gestão dos recebíveis com o ERP? 

Ao invés de perder tempo e estar sujeito às falhas humanas recorrentes em processos analógicos ou manuais de controle de gestão dos recebíveis, o uso do ERP Sienge é uma escolha muito mais inteligente. Ele pode, inclusive, reduzir os custos com a contratação de mão de obra especializada. A empresa organiza e controla todas as contas a receber ou a pagar com apenas alguns cliques. Informações de diferentes departamentos, como o financeiro e a contabilidade, ficam integradas e se tornam mais confiáveis. 

Além disso, é possível usufruir de funcionalidades como: 

  • Geração de extratos para o cliente; 
  • Cálculo dos índices de correção monetária; 
  • Acompanhamento dos casos de inadimplência; 
  • Emissão de boletos; 
  • Realização de baixas de forma automatizada e vinculada ao banco; 
  • Entre outras. 

Módulo “Controle de Inadimplência” do Sienge 

Sabemos que toda empresa, independentemente da área de atuação, pode estar sujeita a maus pagadores. Isso coloca em risco o andamento de projetos e a lucratividade almejada com cada um deles. Nesse sentido, o controle de gestão dos recebíveis mostra-se estratégico para a contenção dos níveis de inadimplência; por isso um sistema ERP é uma ferramenta poderosa quando se trata de cobrança, evitando que o fluxo de caixa seja comprometido. 

Dentre as principais vantagens do módulo de gestão de recebíveis do Sienge, chamado “Controle de Inadimplência”, estão itens como: 

  • Redução de perdas; 
  • Redução de despesas com processos judiciais; 
  • Acesso ao histórico de bons e maus pagadores referente a outros projetos; 
  • Controle de receber mais organizado. 

Facilidades do Sienge Web 

Como pudemos ver até então, o mau controle financeiro tende a comprometer seus rendimentos e inclusive pode trazer prejuízos ao final do mês. Com o sistema ERP Sienge esse tipo de problema é evitado de forma prática e rápida, atendendo às demandas do mercado atual e do seu negócio. Na plataforma Web o controle de gestão dos recebíveis é acompanhado em tempo real, jamais permitindo que os casos de inadimplência passem despercebidos. É gerado um extrato que já faz o cálculo de juros e multas a serem debitados do cliente, cruzando os dados com a conciliação bancária e oferecendo mais segurança ao gestor. 

Esse tipo de integração traz praticidade e menos dores de cabeça para o dia a dia da administração dos negócios. O sistema permite o envio de dados diretamente para a contabilidade, bem como a emissão de relatórios precisos sobre o andamento das cobranças. 

Além do mais, o Sienge Web traz outras grandes facilidades, como por exemplo: 

  • Portal do Cliente 

Com o portal o cliente podemos otimizar a assistência ao cliente, o acesso a informações sobre o andamento das obras, reimprimir boletos, emitir extratos e pagamentos efetuados para declaração de IR, entre outros. 

  • Gestão de Condomínios 

O sistema Gestão de Condomínios do Sienge auxilia no gerenciamento do condomínio dos empreendimentos que já foram entregues; 

  • Assistência Técnica 

O recurso de Assistência Técnica auxilia no processo de prestação de serviços de suporte, controlando itens em garantia e melhorando a satisfação do cliente; 

  • Armazenagem e backup de dados na nuvem 

O banco de dados fica disponível na nuvem e a armazenagem é criptografada, com backups regulares, assegurando a o acesso das informações em qualquer dispositivo com acesso à internet sem quaisquer riscos. 

Conte com a PSA Sistemas!  

Com todos esses benefícios proporcionados pelo Sienge sua empresa ainda vai continuar utilizando planilhas ultrapassadas? Fale com a PSA Sistemas e deixe que o ERP Sienge facilite o seu controle de gestão dos recebíveis! 

Aqui na PSA Sistemas trabalhamos com profissionais experientes e capacitados no assunto, tendo mais de 22 anos de atuação no mercado da tecnologia e gestão de obras. Conheça todos os serviços e produtos que oferecemos em nosso site. Não deixe também de entrar em contato com um de nossos especialistas para obter maiores informações. Até breve! 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Post Não Encontrado