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25 de abril de 2022Acompanhar a performance das ações é o segredo de todas as estratégias de sucesso e isso exige que sejam utilizados os indicadores mais importantes do mercado atual.
Os indicadores, também chamados de KPI (Key Performance Indicator), Indicador-Chave de Desempenho ou Key Success Indicator, são métricas utilizadas para realizar a mensuração do desempenho de estratégias e processos de gestão.
Quando se realiza o acompanhamento das ações é possível identificar as ações que estão dando certo em sua empresa, as que precisam de melhorias e as que simplesmente são inúteis.
Para isso, é preciso utilizar os indicadores mais importantes para o seu tipo de negócio. A fim de facilitar a sua pesquisa, hoje selecionamos os principais indicadores do mercado para você escolher. Além disso, ao final do texto você receberá algumas dicas de como optar pelo melhor indicador para o seu ramo.
Boa leitura!
Conheça abaixo os indicadores mais importantes
Atualmente, existe uma infinidade de indicadores. Cada um com suas características e peculiaridades, que podem ser utilizados para diferentes estratégias e interesses.
No entanto, a grande maioria deles precisam ser suportados por dados ou testes ao longo do dia para fazer sentido para a sua empresa.
Para simplificar, os indicadores abaixo estão divididos em primários, secundários e práticos. Confira!
Indicadores Primários
Os indicadores primários tem como objetivo ajudar sua empresa a ganhar mais. Esses são os indicadores mais importantes para os diretores verem a performance das ações.
Ao verem os resultados desses KPIs, os responsáveis não podem perder de vista o objetivo principal, pois assim evita-se contratempos.
Geralmente, os KPIs da categoria primária contam as seguintes opções:
- Receita total;
- Leads;
- Taxa de conversão;
- Tráfego;
- Receita por compra;
- Custo de aquisição por lead.
Indicadores Secundários
Os indicadores secundários tem o objetivo de reforçar os primários e expor os porquês das ações. Ou seja, eles mostram o desenvolvimento da estratégia e os resultados. Com eles, é possível realizar um acompanhamento mais de perto.
Esses KPIs mostram que tanto o gerenciamento da estratégia quanto os testes estão no seu devido caminho, expondo o modo como os resultados dos KPIs primários estão sendo atingidos. Basicamente, os indicadores secundários justificam os primários.
Os indicadores mais importantes da categoria secundária são:
- Assinantes da newsletter;
- Preço médio por transação;
- Assinantes do blog;
- Origem do tráfego (se é por meio direto, orgânico, redes sociais, e-mail, pago ou outros.);
- Visitas recorrentes no blog;
- Custo por lead em cada estágio do funil;
- Custo por visitante.
Indicadores Práticos
Os indicadores práticos são direcionados para acompanhamentos de dados mais detalhados, administração diárias, testes constantes, aquisição e características de usuários.
Para essas ações, os indicadores mais importantes são:
- Tráfego;
- Pageviews;
- Interações sociais;
- Conteúdos mais lidos ou visitados;
- Bounce rate;
- Page rank;
- Visitantes (novos e recorrentes);
- Melhores landing pages;
- Palavras-chave mais pesquisadas (conforme o seu tipo de negócio);
- Páginas/visita.
O ponto principal desses KPIs é entender qual é o melhor para a sua estratégia e que entregue os melhores resultados para os seus objetivos. Além disso, lembre-se de que é muito importante acompanhar os indicadores anteriores.
E não se esqueça de que a equipe de diretoria visa os ganhos financeiros para o negócio, o ROI do investimento. A equipe de marketing já foca no acompanhamento e análise de estratégias, ações, resultados e objetivos.
Como escolher um bom indicador?
Os indicadores mais importantes para você serão aqueles que estiverem de acordo com os seus objetivos. Deste modo, o primeiro ponto para escolher um bom indicador é avaliar se ele está de acordo com os objetivos do seu negócio.
Os KPIs irão medir a performance de acordo com os objetivos. Por isso, um indicador errado pode mostrar performance errada, o que impacta diretamente na sua avaliação. Afinal, você pode achar que está indo muito bem, quando na verdade, não está.
De modo geral, existem 5 características que você precisa avaliar em um indicador para escolher o melhor para o seu negócio. São eles:
- Disponibilidade para ser mensurado: O KPI precisa estar disponível. Por exemplo, só é possível quantificar leads depois da geração deles;
- Importância para o negócio: O indicador deve mostrar que a estratégia está com resultados e com o objetivo atingido;
- Relevância: O KPI precisa focar no que realmente importa para o negócio e para os objetivos;
- Ajudar em escolhas que sejam inteligentes: Os KPIs precisam ser a base de informações para fazer escolhas certeiras;
- Apresentar periodicidade: Precisa ter acompanhamento constante. Isto é, os indicadores devem permitir a medição periódica.
Com todas essas informações, você conseguirá obter os indicadores mais importantes e melhores para o progresso do seu projeto ou implantação.