Com a competitividade que visualizamos no mercado atual, ainda mais diante de tantas dificuldades crônicas na nossa economia, a melhoria contínua precisa ser um norte permanente para os gestores e empreendedores. Obviamente, isso também contempla a área da construção.
Uma das táticas mais eficazes de alcançar esse objetivo é pautada na adesão ao ERP – Enterprise Resource Planning ou simplesmente Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Hoje veremos que a melhoria contínua com o Sienge pode ser uma boa estratégia para o seu negócio.
Ter resultados sempre melhores, seja nos produtos ou nos serviços e processos das empresas da área da construção civil exige técnicas, métodos, práticas e toda a experiência que já se consolidou ou está se consolidando. Nesse contexto, para identificar falhas, realizar ajustes, estabelecer padrões e aplicar a teoria na prática, o Sienge é excelente.
Talvez você esteja se perguntando como isso é possível. A resposta é simples: o ERP centraliza e gere suas metas, dentre elas redução de custos, aumento da produtividade, diminuição das perdas, entre outros aspectos que se aplicam e são esperados na construção civil.
Continue acompanhando os próximos tópicos e entenda como obter uma melhoria continua na construção com o suporte do sistema certo. Vamos lá!
Se você também percebe a relevância da melhoria contínua na construção civil, certamente já se deu conta de que isso passa pela identificação de processos que precisam ser melhorados. Mas de onde vêm os dados para pautar essa melhoria contínua?
Bem, só podemos coletar informações confiáveis se tivermos a ferramenta certa para isso. E foi-se o tempo em que lápis e papel eram suficientes. Nem mesmo os programas off-line dão conta desse tipo de demanda.
Em um único projeto, já nos deparamos com uma série de dificuldades de controle. Quando a empresa trabalha em diversos canteiros de obra, a situação fica ainda mais complexa.
São diversos monitoramentos, medições e controles na execução do projeto que envolvem uma série de profissionais diferentes. Não é uma atitude inteligente que cada setor trabalhe de forma isolada, isso é contraproducente. Por isso, a melhoria contínua com o Sienge se torna mais viável.
Nesse software que foi desenvolvido exclusivamente para profissionais da área da construção, estão todas as funcionalidades que contemplam desde os processos operacionais mais básicos do dia a dia até indicadores e projeções avançadas. Com certeza, isso faz toda a diferença no sucesso de todos os seus projetos.
Um dos métodos mais eficazes para implementar a melhoria contínua é fazer o acompanhamento da obra através do ciclo PDCA. Essa metodologia está presente no sistema Sienge.
Vamos ao significado da sigla PDCA e você poderá compreender melhor sobre o que estamos falando:
Consiste nas etapas que são realizadas antes da obra ser executada. Quanto maior for a quantidade de informações e o nível de detalhamento do projeto, melhor será a assertividade da sua execução;
Uma vez iniciada a obra, o sistema Sienge é alimentado com as informações sobre o seu andamento. Etapas que foram aprovadas ou precisam ser revistas são observadas nessa fase;
A ideia desse processo é limitar-se ao projeto e suas previsões, sem exceder prazos e gastos. Além, é claro, de permitir a verificação da qualidade da obra;
Por fim, a quarta etapa do ciclo PDCA é referente a ações de prevenção e correção de erros, agindo em tempo para que as providências necessárias sejam tomadas.
O ERP para construção Sienge confronta o que foi previsto com o realizado. Ele é uma peça chave em todas as etapas da obra desde a sua concepção até a entrega.
O programa integra diferentes profissionais e coloca eles em comunicação permanente, sempre com informações em tempo real sobre o andamento da obra. Todos os setores ficam conectados e alinhados para que o produto final dos seus esforços seja de alto padrão.
Diante disso tudo, a melhoria contínua com o Sienge se mostra como a melhor estratégia para obter sucesso nos seus projetos. Faça o teste e conheça o sistema por dentro, certamente você vai se surpreender com o que ele tem a oferecer.