Revisão de estrutura organizacional: O que é?
21 de março de 2022Tenha as documentações de processos prontas e evite problemas com novos funcionários
4 de abril de 2022Para tomar decisões inteligentes na construção é necessário contar com dados sólidos. Para isso, o Business Intelligence na construção, também chamado pela sua abreviação BI, é fundamental para contribuir em escolhas sábias e estratégicas.
O Business Intelligence pode ser utilizado em diversos setores, desde os mais simples até os mais complexos. Com a grande diversidade de ferramentas, você usufrui das vantagens que elas oferecem para garantir o sucesso do seu negócio.
Com o processo, é possível realizar a coleta, organização, análise, compartilhamento e manutenção de todos os dados envolvidos na construção.
No texto de hoje, você vai descobrir os usos do Business Intelligence e suas vantagens para o setor de construção. Continue a leitura para saber mais.
Usos do Business Inteligence na construção
Empresas como Fiat, TNT e Avon, relataram que utilizam o Business Inteligence em suas operações. Embora sejam empresas com diferentes ramos, elas experimentaram um sucesso significativo em seus negócios.
O Business Inteligence na construção apresenta diversas utilidades que podem ser utilizadas no trabalho diário das operações.
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, as ferramentas do BI podem ser usadas nas seguintes áreas:
- Gestão de produtividade;
- Segurança do trabalho;
- Gestão de riscos;
- Projeto estrutural;
- Elaboração do orçamento;
- Gestão do cronograma;
- Gestão de fornecedores;
- Gestão do conhecimento;
- Gestão dos custos;
- Gestão de resíduos;
- Gestão de estoques;
- Gestão estratégica.
Observe que o BI tem suas aplicações em pontos bases para os processos da construção. Por isso, ele se torna fundamental para garantir que a obra seja entregue dentro do prazo estipulado, com eficiência e satisfação do cliente final.
Vantagens do Business Intelligence na construção
As vantagens do Business Intelligence na construção são inúmeras. Mas confira abaixo algumas delas:
Planejamento de gestão mais eficaz
Com o auxílio do BI, todas as operações da construção podem ser planejadas, o que diminui as chances de falhas e demora na entrega da obra. Porém, é importante que toda a equipe esteja envolvida no processo de planejamento para que haja clara comunicação e interação entre todos.
O Business Intelligence fornece as informações necessárias para os passos que precisam ser dados, incluindo informações sobre recursos que estão disponíveis, como quantidade de materiais no estoque, por exemplo. Desta forma, ações de precaução podem ser tomadas.
Melhor controle sobre os riscos
Com a clareza nas informações, o Business Intelligence na construção permite um melhor controle sobre os riscos. Até porque, toda obra é suscetível a riscos, perigos e falhas. Ter a possibilidade de prevê-los e já criar soluções estratégicas de combate é fundamental para o sucesso do empreendimento.
As ferramentas do BI permitem que a equipe responsável mapeie as possíveis ameaças e entre com as ações necessárias. É claro que imprevistos acontecem e há falhas impossíveis de serem evitadas. Mas ainda assim, o BI consegue ajudar a encontrar soluções de enfrentamento para os problemas.
Otimização das rotinas internas
Quando se trata de obra, todos os processos precisam ser otimizados para agilizar o processo de entrega. Afinal, quanto mais rápido for a conclusão da obra, mais bem vista a construtora será. No entanto, toda essa agilidade precisa ser feita com máxima eficiência, pois é a qualidade que está em jogo.
O Business Intelligence na construção engloba todos os setores do ramo, desde o profissional responsável pelo planejamento do projeto até quem está no canteiro de obras. Diante disso, é possível avaliar o desempenho da equipe e analisar o que precisa ser melhorado ou não.
Ou seja, o BI fornece uma visão ampla do que está acontecendo.
Agilidade e precisão nas tomadas de decisão
Outra vantagem do BI é a agilidade e precisão nas tomadas de decisão. Durante o processo de obras muitas escolhas precisam ser feitas, como por exemplo, a possibilidade de trocar de fornecedor, a compra de determinado material e até mesmo a troca de funcionários.
Como o sistema fornece uma visão ampla do negócio, os responsáveis conseguem tomar decisões mais assertivas e mais rápidas para o andamento da obra.
Redução nos custos
Por último, mas não menos importante e longe de esgotar as vantagens do Business Intelligence na construção, está a redução nos custos. Com o BI, você evita gastos desnecessários e adquire somente os materiais que serão utilizados para garantir a qualidade da obra.
Com a variedade de usos e vantagens das ferramentas de BI na construção, certamente sua obra será eficiente!