Reinventando o mercado: a digitalização das vendas no setor imobiliário
15 de março de 2021Você sabe como integrar quantitativos de modelos BIM ao ERP?
29 de março de 2021Saber como realizar um bom planejamento de obra é, sem dúvida alguma, um desafio comprometedor. Isso porque para garantir uma estratégia adequada, algumas questões precisam ser consideradas.
Primeiramente, quando é desenvolvido um planejamento de obra é certo que, lidar com as surpresas de gastos extras, bem como tempo a mais de execução do serviço estão fora de questão.
Sendo assim, ao se pensar em realizar e manter um bom planejamento de obra, alguns detalhes como equipamentos que serão utilizados, bem como materiais, mão de obra e aparatos tecnológicos são logo apontados como recursos que precisam ser bem projetados.
Para começar, é necessário entender que, existem algumas formas diferenciadas de se conduzir um planejamento de obra adequado. Por isso, continue acompanhando esse artigo para conhecer as principais vantagens de realizar e manter um bom planejamento de obra.
Como garantir um planejamento de obra satisfatório
Para alcançar um bom planejamento de obra são sugeridas algumas regras que fazem toda a diferença e que são bem simples como:
1. Organizar todos os serviços
Antes de mais nada, essa é a fase que garante base para as demais etapas. É através dela que acontece toda a estruturação de cada detalhe da obra. Ou seja, por meio do método construtivo é possível definir com mais precisão as sequências das tarefas.
É aconselhável que nessa etapa seja acrescentado uma margem de segurança, contando com possíveis imprevistos. Além disso, nessa fase, o gestor pode também realizar a divisão dos trabalhos. O que torna ainda mais exato a conclusão dos prazos.
2. Levantamento das quantidades de cada atividade
Essa fase é um pouco mais efetiva. Após todos serviços serem apontados de forma detalhada, nessa etapa é feito o levantamento da quantidade. Sendo assim, é através desse conceito que é feito toda a base para relacionar a parte orçamental de materiais, bem como da mão de obra e também da equipe como um todo.
3. Análise dos custos diretos
A análise dos custos diretos deve ser feita da seguinte maneira: primeiro, é necessário multiplicar todas as quantidades de atividades pelas composições de custos unitários. Dessa forma, o gestor conseguirá ter uma base de custos com a mão de obra e todos os demais materiais e equipamentos que serão direcionados para cada trabalho.
4. Cronograma do tempo das atividades
O cronograma é uma etapa essencial e que conduz o planejamento da obra da melhor forma possível. Sendo assim, essa etapa é responsável por determinar uma estimativa ideal de tempo para saber o quanto a obra levará para ser concluída. Datas de início, assim como de finalização são bem relacionadas.
5. Planejamento financeiro
O cronograma financeiro faz parte do levantamento de toda a disponibilidade orçamental da empresa. Ou seja, também é por meio dessa importante etapa que os gestores conseguem se preparar para controlar todas as questões financeiras da obra.
Empresa com as melhores soluções em serviço de construção
Com capacidade para atrair os melhores resultados aos seus clientes, a empresa PSA Sistemas se destaca por garantir estrutura altamente especializada. Entre em contato e solicite uma demonstração de nossos serviços ou um orçamento!