Tudo o que você precisa saber sobre Business intelligence na Construção civil
8 de agosto de 2022Como a tecnologia pode ajudar no aumento da produtividade na construção civil?
23 de agosto de 2022Você sabia que o Business Intelligence, mais conhecido como BI, reúne uma série de processos, métodos e tecnologias que acabam por se basear inteiramente em dados?
É interessante salientar que um dos princípios básicos é a capacidade de transformar as informações diretamente em benefícios corporativos.
Entenda que tendo os dados disponibilizados de forma totalmente estruturada é possível tomar decisões da forma mais assertiva e embasada possível.
Na verdade, um exemplo bem claro de como isso ocorre na prática é tendo a possibilidade de monitorar de forma constante as tendências do mercado consumidor.
Todas as tendências somente ficam evidentes e claras porque esse sistema de BI foi desenvolvido justamente para fazer uso do Big Data.
Na realidade, o software capta, transforma e apresenta os dados com o tratamento necessário, sendo então possível acessá-los sem dificuldades.
Continue a leitura para ficar por dentro das principais vantagens dessa técnica, e compreenda como o BI ajudará sua empresa todos os dias.
Entenda o funcionamento do BI
É válido salientarmos aqui que os softwares de BI acabam por unir totalmente o departamento de TI e gestão justamente por possuir alguns pilares essenciais. São eles:
I. A capacidade de mapear e captar dados
Inicialmente, as melhores fontes de dados são mapeadas para que as coletas dos mesmos sejam totalmente pautadas em interesses pertinentes à empresa.
Geralmente os critérios de escolha acabam sendo as oportunidades que essas informações oferecem.
Alguns dos exemplos de fontes de captura mais usadas são os sites da internet, informações geradas pela empresa nas transações comerciais e até mesmo das redes sociais.
II. Capacidade de analisar e organizar as informações
De fato, como as fontes de dados de BI são inúmeras, é bem normal que a captura destes ocorra nos mais variados formatos.
Porém, esse sistema é capaz de uniformizar automaticamente esses arquivos com as devidas adaptações para que o gestor os visualize sem dificuldades.
III. Acompanhamento de dados
Após os dados serem coletados, será possível analisar os relatórios e dashboards gerados a partir deles. Eles são capazes de contribuir para tomar decisões de forma mais assertiva!
Entenda as vantagens que o BI traz para sua empresa
Com o BI bem implantado, múltiplos aspectos de sua empresa começam a ser potencializados. Alguns deles são:
- Otimização de processos: o Business Intelligence automatiza a coleta de informações dentro de seu nicho de negócios favorecendo assim uma gestão ainda mais profissional.
- Controle das despesas e receitas: o controle de ganhos fica ainda melhor, pois o acompanhamento das informações é centralizado e de rápido acesso.
- Redução de desperdícios: O B.I. é uma das formas mais diretas de acesso à informação, permitindo que você consiga identificar pontos recorrentes de desperdício e perda.
- Decisão rápida: O BI agiliza o tempo de resposta de toda e qualquer consulta de negócios.
- Proatividade: a qualidade das informações com as quais a empresa trabalha acaba antecipando possíveis oportunidades.
- Banco de dados confiável: ao invés de realizar levantamentos analógicos ou mesmo manuais, sua companhia é capaz de construir um banco de dados mais sólido.
Como implementar o BI na minha empresa?
A implementação e aplicação do BI vai além do que uma escolha de ferramenta adequada para iniciar o processo.
É imprescindível que os gestores entrem em contato com uma consultoria especializada nessa implementação, como a PSA.
Ademais, terão que encorajar os departamentos a usar esse conceito diariamente, lembrando que ele não é limitado aos cargos de liderança, portanto, pode ser usado em qualquer setor.
Quer saber como implementar o BI em sua empresa? Entre em contato com nosso departamento e saiba mais!