Um dos maiores problemas que atinge os empresários é o excesso de dados mal utilizados. As empresas vivem cercadas por um oceano de informações que não parece apontar para direção alguma.
No mundo dos negócios é preciso filtrar o que de fato interessa, já que os dados devem servir como base para uma melhor tomada de decisão. É para suprir essa demanda que surgiu o Business Intelligence.
Sabe-se que, diferente dos projetos de implantação caros e longos do passado, as novas soluções de BI estão muito mais simples, permitindo que o usuário final tenha a flexibilidade para finalmente montar suas análises e dashboards.
O processo de implantação do Business Intelligence tem três etapas:
Entre as maiores características do Business Intelligence podemos citar abaixo:
O Business Intelligence proporciona relatórios com dados fundamentais e confiáveis para a elaboração de uma estratégia eficiente.
Obviamente, isso traz benefícios imediatos para as empresas que utilizam bem essa ferramenta. Alguns dos benefícios mais comuns são:
As ferramentas de BI aumentam a assertividade de execução, pois apontam com precisão as resultantes de cada ação diária.
Com esses dados em mãos de forma clara, os gestores conseguem identificar os gaps de produtividade e solucioná-los.
Quando a empresa acompanha o desempenho dos colaboradores de perto, consegue ver rapidamente quando há possíveis problemas.
Essa é a maior dificuldade que os gestores modernos relatam, principalmente quando falamos de empresas de médio e grande porte.
Logo, o BI trabalha possibilitando uma coleta de dados mais eficaz e rápida sobre o desempenho de cada profissional, tornando a otimização pessoal e os mapas de desenvolvimento mais assertivos.
Outra dificuldade relevante enfrentada pelos gestores é a otimização da gestão de obras.
Tendo acesso ao BI, os gestores conseguem ter em mãos em tempo hábil dados como: etapas da obra, custos envolvidos, prazos, estoque de materiais, entre outros.
Ao fazer uso do Business Intelligence, as construtoras conseguem supervisionar as despesas e receitas dos projetos, avaliando os investimentos, custos e ganhos de cada ação.
Os dados financeiros se tornam mais consistentes, podendo ser visualizados e melhorados rapidamente. A partir daí é possível a redução de despesas aumentando o lucro!
Os tablets, drones e smartphones já fazem parte do dia a dia das construtoras por serem meios capazes de facilitar a gestão de obras e projetos.
Sendo assim, quando integrada com esses equipamentos a solução de BI acaba ajudando em uma tomada de decisão eficiente e mais ágil, baseada em dados seguros.
Para melhorar a eficiência nos processos das obras o uso do BI é fundamental para as empresas.
É possível ter dados confiáveis e maior agilidade nos processos da Construção civil? Sim, sem dúvidas!
Porém, é importante saber exatamente quais sistemas são capazes de ajudar dentro desse setor, além de que um treinamento adequado dos colaboradores efetivamente melhora a análise dos dados.
Quer dar um primeiro passo em direção à sua gestão completa de dados? Fale sem custos com um especialista PSA no botão abaixo: