O que é o Open Banking e quais suas aplicações na construção civil
19 de outubro de 2021Como melhorar seu processo de Gestão de Obra
23 de dezembro de 2021É muito arriscado começar um novo projeto e não estimar o lucro da sua obra. Essa é uma etapa muito importante para evitar prejuízos ou baixo retorno.
Há diversas formas de estimar o lucro da sua obra, incluindo softwares modernos que reúnem dados da empresa e calculam os custos de um projeto.
Veja algumas dicas que trouxemos para você, neste texto.
A importância em estimar o lucro da sua obra
O lucro da sua obra é uma estimativa muito importante para a construtora, e com boa organização é possível fazer um bom planejamento e ter retornos positivos.
Estimar o lucro de uma obra evita surpresas, imprevistos e gastos desnecessários, fazendo com que o que você pensava deu certo.
Quando você estima o lucro da sua obra, após ela pronta é possível vendê-la pelo valor que imaginou ou até mais, tendo mais retorno.
Muitas vezes, no decorrer da construção, é preciso gastar mais do que o imaginado em materiais e mão de obra, por isso um bom planejamento ajuda muito.
Na falta de uma estimativa de lucro e má gestão na empresa, sua obra finalizada pode não render o que você imaginava.
É preciso calcular corretamente os gastos e retorno do projeto, mostrando para o cliente o lucro da sua obra, fazendo ele não se preocupar tanto com o valor que terá que investir.
Como estimar o lucro da sua obra
Pense, no mínimo, em três etapas para estimar o lucro da sua obra, veja como funciona:
1. Controle o fluxo de caixa
Planejar e prever o tanto de dinheiro que uma obra vai vender ajuda a organizar o fluxo de caixa.
Se você sabe quanto vai ganhar com cada obra e tem noção de quando vai receber cada parte do dinheiro, consegue incluir isso nos cálculos e adequar o fluxo de caixa a isso.
Assim, suas despesas e receitas ficam sempre bem alinhadas e a empresa consegue tomar boas decisões antes de surgirem problemas de caixa, e não depois.
2. Defina o orçamento da obra
É preciso entender que o lucro da obra não deve ser calculado apenas cotando o preço de cada item para depois incluir uma margem de lucro no valor final.
O ideal é saber quanto você vai ganhar definindo o teto adequado de gastos de cada projeto. Ou seja, isso garante que cada obra tenha sempre o orçamento necessário para alcançar o lucro desejado, nem mais nem menos.
3. Priorize bons projetos
Não adianta querer “abraçar o mundo”, aceitar todas as obras possíveis. Pense em priorizar bons projetos para ter um retorno melhor, afinal algumas obras podem exigir mais de você e sua equipe e não ter o retorno esperado.
Aceite projetos que atendem as necessidades de receita e vale o tempo e trabalho da sua equipe, tendo um bom lucro.
Conheça os benefícios de estimar o lucro da sua obra
São diversos os benefícios ao estimar corretamente o lucro da sua obra, veja alguns exemplos:
- Bom planejamento;
- Agilidade no processo;
- Economia de tempo e energia;
- Melhor precisão em seus orçamentos.
Lembre-se de calcular os custos diretos e indiretos. Os custos diretos envolvem todos os gastos que alguém imagina.
Alguns exemplos de custos diretos são: custo dos materiais de construção; mão de obra qualificada; custo do terreno usado na construção; aluguel de equipamentos e máquinas; dentre outros.
Para analisar todos esses custos diretos o melhor a fazer é usar ferramentas de apoio, como a tabela SINAPI e outros recursos. Decidir entre as opções disponíveis depende de qual é mais precisa para a sua região.
Já nos custos indiretos são praticamente os imprevistos e extras de uma obra, sempre vão surgir gastos a mais que é preciso incluir no orçamento.
Caso você não pense nos custos indiretos é bem provável que você ficará no prejuízo.
Os custos indiretos incluem: custos de administração da empresa; encargos e impostos municipais, estaduais e federais; custos com alvarás e permissões de construção; seguros de obra; garantias obrigatórias para o cliente etc.
Como o Sienge pode te ajudar a estimar o lucro de sua obra
O Sienge é um software especialista na gestão de empresas da construção, ele pode ajudar bastante na organização, planejamento e estimativa de lucro da sua obra.
Pense também em integrar alguns sistemas para o melhor aproveitamento e eficácia dos resultados como, por exemplo:
- Usar o cálculo BDI (Benefícios e Despesas Indiretas): serve para calcular os custos de cada obra. É uma fórmula simples e prática que ajuda a calcular todas as despesas diretas e indiretas de uma obra de construção civil;
- Faça o uso do Sienge, um software de gestão integrada de obras: quanto mais centralizada for a informação dentro da sua empresa, mais fácil será controlar de forma precisa as informações financeiras que você precisa para montar orçamentos;
- Ofereça mais valor do que preço: ofereça mais valor do que preço aos seus clientes. A maioria das construtoras só dá atenção a quanto vai custar.
Seguindo essas dicas você consegue lembrar de tudo que é necessário em seu projeto, tendo bons resultados.
Com o Sienge você consegue organizar o histórico de compras, controlar o estoque, fazer gestão de contratos, aplicar uma política confiável de compliance, acessar os dados de onde você estiver, seja escritório ou canteiro de obras etc.
Não deixe de conhecer esse software, tendo uma melhora na gestão de suas obras.