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22 de março de 2021Há poucos anos, finalmente entramos no que se conhece como era da informação, o período em que a verdadeira moeda de valor do mundo é o conhecimento. Muito disso é efeito da internet e o universo de possibilidades que ela carrega consigo. Com ela, podemos conhecer o mundo e aprender qualquer assunto em apenas alguns toques.
Mas não é só o conhecimento que a internet vem revolucionando. Hoje em dia, as formas de fazer negócio também estão cada vez mais dependentes dela, assim como nós mesmos estamos. O mercado que busca arriscar a sorte sem a internet tem poucas chances de dar certo e, por vezes, acaba obsoleto.
A internet se tornou um caminho sem volta, e o mercado imobiliário sabe disso. Por isso, anda de mãos dadas com a era da informação, fazendo bom uso da digitalização de processos e conseguindo manter a estabilidade em momentos de dificuldade.
Hoje, nós vamos falar sobre a digitalização das vendas dentro do setor imobiliário, seus benefícios, suas características e principais ferramentas. Acompanhe com a gente!
Os motivos por trás da digitalização de processos
Como a maioria dos setores, a área da construção civil segue um padrão de digitalização muito forte, e o que não faltam são motivos para o crescimento desse novo método. Quer saber quais são eles?
- Melhor atendimento ao novo tipo de consumidor
Como bem sabemos, o cliente muda de face a cada momento. Antes considerado mais passivo e aberto à publicidade convencional, o consumidor de hoje deseja estar à frente dos processos. Ele busca conhecer e entender sobre aquilo que deseja comprar, especialmente em produtos maiores e mais pensados, como a casa própria ou o apê dos sonhos.
Atualmente, os primeiros contatos com imobiliárias, incorporadoras e corretores de imóveis é realizado via WhatsApp ou site, e o tratamento recebido pelo cliente nesse momento pode decidir se a compra será finalizada ou não. Isso torna as ligações e os encontros pessoais processos muito menos frequentes na compra do imóvel.
Esse é um dos principais motivos por trás da necessidade de digitalização, afinal, suprir as demandas do cliente é o foco de qualquer empresa e é a chave do sucesso de vendas.
- As tendências do mercado
Por conta do novo consumidor e dos novos modelos de consumo, o mercado agora tende rumo à digitalização de processos. É ela, no fim das contas, a encarregada pelo sossego e pela comodidade na hora de adquirir qualquer coisa, seja conhecimento, um produto ou um serviço.
Por isso, toda empresa que se preze precisa se certificar de, no mínimo, estar presente online e ser acessível na comunicação com seu cliente.
- Gamificação dos processos de compra
Talvez você ainda não conheça o termo “gamificação” e estranhe a palavra, mas ele é um fenômeno bem simples. Apropriado da palavra “game” (jogo), de origem inglesa, a gamificação é uma tentativa nova de atrair e entreter a clientela. Através dela, os processos de marketing e venda utilizam estratégias de jogos para cativar seu público.
Pode parecer estranho, mas a gamificação já está por toda parte, inclusive no setor de imóveis! Um dos seus desdobramentos dentro do mercado imobiliário é o tour virtual! Através dele, o consumidor controla sua trajetória em primeira pessoa por dentro do imóvel e consegue ver cada cantinho do lugar que deseja comprar sem precisar sair de casa.
Incrível, não é mesmo?
Os benefícios da prática
Apesar de parecer um pouco assustador à primeira vista, a digitalização tem trazido pontos muito positivos para incorporadoras, loteadoras e corretores de imóveis, beneficiando tanto os clientes quanto as próprias equipes.
- Organização da empresa
A digitalização é um grande auxiliar quando falamos de organização de documentos. Evitando o retrabalho e a perda de materiais impressos, ela auxilia as empresas do ramo a ter mais fluidez na arrumação de materiais, além de praticidade para acessar dados importantes em qualquer lugar e a qualquer momento.
- Otimização das equipes
Todo o mercado sentiu a mudança das atividades internas com a digitalização, mas as equipes internas puderam perceber mais de perto os benefícios dela.
Agora, com as ferramentas corretas (sobre as quais falaremos mais adiante), os times não precisam se preocupar tanto com preenchimento de dados dos leads, por exemplo, uma vez que o processo pode ser feito de maneira automática e completamente digital. Assim, o funcionamento da empresa é otimizado e as atividades mais burocráticas ficam por conta da automatização.
Outro benefício notável é a menor necessidade de locomoção das equipes de venda até o cliente, e vice-versa. Por meio da internet, o contato já pode acontecer e as dúvidas do potencial cliente podem ser tiradas.
Como acontece a digitalização?
Como qualquer processo, a digitalização não acontece do dia para a noite. Existem passos que precisam ser tomados, um após o outro, para que ela aconteça de maneira gradual e efetiva.
- Digitalização interna
Para saber lidar com um mercado altamente digitalizado é preciso, primeiro, treinar a empresa nos novos moldes. Ou seja, a digitalização começa dentro da própria estrutura empresarial antes de tomar as ruas.
Os passos para se fazer isso são simples, mas muito eficazes:
- Adote plataformas de gestão interna e incentive os times da empresa a utilizá-las;
- Capacite sua equipe por meio de treinamento nas novas ferramentas e monitoria dos processos;
- Automatize funções dentro da empresa.
- Digitalização externa
Uma vez realizada a transição dentro da incorporadora, o próximo passo é saber inserir a digitalização nos aspectos externos, em contato com o mercado e com os consumidores.
Como foi dito anteriormente, o tour virtual é um desses processos que tem ganhado bastante visibilidade nos últimos tempos. Além disso, uma boa presença nas redes sociais faz toda a diferença, bem como a criação de canais de atendimento ao cliente online e em tempo real.
Atendendo às demandas de digitalização externa e interna, foram criadas ferramentas que buscam otimizar processos e gerir equipes. Veremos agora algumas delas:
Ferramentas utilizadas no processo de digitalização
Existem ferramentas mais e menos complexas, tudo depende da necessidade de sua incorporadora. Dentre os softwares mais utilizados dentro do setor imobiliário, estão o ERP e o CRM, duas pequenas siglas que vêm revolucionando o mercado e as formas de gerir uma empresa. Quer saber quem são elas?
- ERP
O ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão empresarial que atua no controle financeiro da empresa, integrando informações sobre finanças, contabilidade, estoque, compras e vendas.
- CRM
O CRM, por sua vez, é a sigla para Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente. O foco do CRM é realizar a gestão integrada das áreas de venda, atendimento e marketing, organizando processos e aumentando a produtividade.
O que isso significa?
A digitalização se tornou indispensável para as empresas do setor imobiliário, não podemos negar. Apesar da resistência de alguns setores, o mercado se volta para os processos digitais de uma maneira nunca vista antes. Seus benefícios são notáveis e seu papel no mercado da construção civil é positivo e impulsionador. Então por que ficar de fora?
Uma das grandes plataformas que atua no mercado imobiliário atualmente é o Construtor de Vendas. Um CRM completo e de qualidade, o CV abrange os processos de maneira completa e atua desde a prospecção de leads até a manutenção de relacionamento pós-venda, possibilitando uma visualização completa e ampla da empresa.
O Construtor de Vendas é parceiro da PSA Sistemas, canal de negócios que presta serviços de consultoria administrativa, financeira e de processos. Tendo ênfase na implantação de softwares em micro, pequenas, médias e grandes empresas, a PSA busca sempre propor as melhores soluções e estratégias para empresas do ramo da construção.
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