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Para muitos empresários da construção civil sempre fica aquele sentimento de dever cumprido ao entregar um empreendimento, mas o que eles esquecem é que existe um tempo de garantia e boas práticas no pós-entrega do seu empreendimento.
Essa é uma fase importante para as construtoras, pois é nela momento que o cliente passará a utilizar o seu produto de forma ativa e necessitará do seu atendimento em caso de problemas ou dúvidas.
Neste artigo iremos falar um pouco mais sobre o que é importante e como estar atento ao fazer o pós-entrega e evitar dores de cabeça no futuro. Vamos apresentar as principais práticas que devem ser utilizadas em sua empresa.
Informações sobre uso, manuais e orientações
A disponibilização dos manuais de uso é essencial, pois ele conterá todas as informações pertinentes ao empreendimento, tais como plantas, informações de manutenção, prazos de garantia e localizações das instalações.
É nele que possui o tempo de vida útil e a programação das manutenções que precisam ser realizadas ao longo do tempo para que mantenha o período legal das garantias.
É fundamental que esta programação de manutenção seja monitorada periodicamente para que os sistemas não tenham suas características originais modificadas ou alteradas. Caso isso não aconteça, de acordo com a ABNT NBR 5674 o empreendimento perderá a garantia de seus sistemas.
Mas porque devo acompanhar essa programação?
Sua empresa poderá auxiliar e acompanhar essa programação de manutenção. A fim de informar os proprietários dos prazos de vencimento e as necessidades básicas para a durabilidade da sua propriedade. Além disso, se a programação for seguida corretamente sua empresa não terá grandes problemas durante o pós-entrega.
Assistência Técnica
Supondo que o empreendimento apresente algum vício ou sofra algum dano devido a alguma instalação incorreta do proprietário, o que deve ser feito ?
Nesta parte que sua empresa pode fazer a diferença e oferecer uma boa assistência técnica durante o pós-entrega.
Mas para isso é preciso precisa estar atento a algumas dicas na hora de oferecer assistência técnica:
- O atendimento ao cliente padrão;
- Defina em seu manual de uso o que será coberto pela assistência técnica e em quais situações;
- Tenha um prazo para atender às demandas e necessidades dos seus clientes;
- Defina claramente em quais situações não serão cobertas pelas garantias contratuais.
A escolha de uma equipe ou de uma empresa terceirizada para assistência técnica é importante, pois algumas características são fundamentais para evitar dores de cabeça no pós-entrega:
- Calma;
- Paciência;
- Educação;
- Pontualidade;
- Boa apresentação pessoal;
- Atenção;
- Prestatividade.
Essas características são fundamentais para que a equipe escolhida trate o cliente conforme a postura da empresa durante a assistência. O sucesso do pós-entrega estará nas mãos dessa equipe.
A integração com os colaboradores que trabalharão com você nessa fase de pós-entrega é indispensável, pois todos precisam ter o mesmo pensamento. Saiba que o cliente não precisa compartilhar de problemas de equipe. O cliente apenas precisa de uma solução.
As visitas para assistência técnica podem aumentar o relacionamento com o seu cliente e ainda e trazer a oportunidade de fidelização para os projetos futuros seja com uma nova compra ou com indicações de sua empresa.
Aproveite a chance!
Aproveita o momento de uma assistência técnica para orientar melhor o seus moradores, dar suporte e verificar se a programação de manutenção está sendo implementado de forma correto conforme o manual de uso, e se as reformas estão sendo realizadas conforme orientações da norma ABNT NBR 16280.
Avalie a Edificação Pós Entrega
A avaliação após a ocupação da edificação auxiliar na compreensão de desempenho do empreendimento e do seu uso, levando em consideração, não somente o ponto de vista técnico, mas também o grau de satisfação dos proprietários.
Com a pesquisa de satisfação pós-entrega é possível gerar informações de só quem está morando pode informar e auxiliar nas correções em novos projetos. Seguindo esse pensamento é possível ajustar os pontos positivos e eliminar ou minimizar os pontos negativos.
Conclusão
Agora que te mostramos o quanto é importante transformar um problema em oportunidades para fidelizar o cliente e ter mais sucesso em empresa. Não fique apegado a ideia de que a entrega de um bom empreendimento é o sucesso da sua empresa.
Mantenha um bom relacionamento, a boa comunicação e a fidelização de clientes para que sua empresa alcance o crescimento do seu negócio. Assim você aumenta a confiança e a credibilidade da sua marca.
Fale um pouco mais sobre seu pós-entrega comente em nosso blog ou nas redes sociais.
Dê dicas sobre qual tema podemos abordar aqui que nós buscaremos e traremos às informações solicitadas.