A área da construção tem todo o seu trabalho pautado na engenharia, a qual é considerada uma ciência exata. Nesse contexto, a análise de dados da construção civil precisa ser realizada com extremo rigor para que os projetos sejam seguros e bem sucedidos.
No entanto, algumas empresas ainda não estão dando a importância devida a esse requisito. Com isso, perdem oportunidades valiosas de otimizar a sua tomada de decisões e investimentos.
Hoje em dia, os dados se tornaram praticamente commodities. Não é à toa que muitos afirmam que “informação vale ouro”. Só que para usar o grande volume de dados produzido diariamente pelas empresas e seus clientes, é fundamental o amparo tecnológico adequado.
É justamente aí que as ferramentas de análise de dados da construção civil entram em cena. Elas estão cada vez mais eficientes, precisas e confiáveis para dar suporte às escolhas do gestor.
Se você quer compreender melhor como isso é possível, esta publicação trará alguns insights. Continue com a leitura e fique de olho nas vantagens de bons softwares desenvolvidos especialmente para atender às demandas do setor da construção.
Vamos lá!
A análise de dados da construção civil é uma etapa estratégica na administração de negócios das mais diversas proporções. Ela envolve a interpretação e o uso inteligente de informações provenientes de diferentes fases da obra, desde a elaboração do projeto até a entrega e o pós venda.
Contudo, para que essa técnica seja empregada com êxito, é preciso criar uma cultura de análise de dados dentro da companhia. Além disso, o uso de um apoio tecnológico também se mostra indispensável.
Felizmente, podemos contar com softwares, ferramentas e plataformas que automatizam processos e proporcionam vantagens como:
Esses e outros fatores estão intimamente relacionados com o ganho de produtividade e aumento da lucratividade. Sem sombra de dúvidas, vale a pena contar com o direcionamento e facilidades da análise de dados da construção civil.
Existem diferentes sistemas que amparam a análise de dados da construção civil. O ERP Sienge, por exemplo, conta com módulos que permitem não somente o armazenamento de informações como também relatórios e outras utilidades pertinentes para o dia a dia no escritório e no canteiro de obras.
Além do ERP, o amparo do ETL aliado à softwares de BI também é indicado. Ele é capaz de converter o grande volume de dados em um formato padronizado para as consultas realizadas pelos gestores.
Sistemas como esses permitem o entendimento das tendências de mercado e analisam outros itens interessantes, tais como:
Quem opta pelo uso de um programa especialmente desenvolvido para a análise de dados da construção civil, só tem a ganhar com os resultados proporcionados por ele. Afinal de contas, com informações mais claras e objetivas as escolhas administrativas levam à melhoria de aspectos qualitativos e quantitativos dos processos da empresa.
Dentre as funções que fazem parte desse tipo de software, estão:
O sistema compila os dados e variáveis, usando métricas pré estabelecidas para gerar relatórios confiáveis. Eles podem ser apresentados em forma de tabelas, de gráficos ou da maneira mais pertinente para cada situação.
A visualização das informações sobre a empresa é realizada de maneira intuitiva e muito clara. Ela confere mais profissionalismo à gestão pois evita interpretações errôneas ou decisões equivocadas.
Os dados financeiros podem ser acompanhados remotamente e em tempo real. Todos os registros de entradas e saídas do caixa da empresa são monitoradas precisamente e, com isso, torna-se mais simples a tarefa de manter a saúde financeira dos negócios.
O sistema é programado para integrações com outras ferramentas e softwares, inclusive os que a empresa já utiliza. O grande diferencial é que fica tudo reunido na mesma plataforma sem quaisquer entraves de incompatibilidade.
Viu só como a análise de dados da construção civil é importante e pode facilitar o seu dia a dia? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em tecnologia para a construção!