O uso do Sienge na Construção Civil
23 de agosto de 2021Diário de Obra, Como Fazê-lo?
26 de setembro de 2021Toda empresa carece de uma boa administração de dados dinâmica e integrada para apresentar um bom desempenho. Por isso, o ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Empresarial) virou uma tendência. Ele se apresenta como uma solução para vários problemas operacionais, inclusive na construção civil.
Esse sistema começou a ser desenvolvido ainda em meados de 1950. Embora sua complexidade fosse menor naquele tempo, o propósito era o mesmo: adequar as companhias à realidade de mercado e permitir um domínio completo de ser acervo e processos.
Hoje em dia, os avanços na área de Tecnologia da Informação permitiram a inclusão de ferramentas ainda mais valiosas no ERP. Dessa maneira, as empresas podem customizar o software e incluir módulos específicos do seu nicho, oferecendo aos gestores um embasamento sólido para a sua tomada de decisões.
Na área da construção civil, o sistema que mais se destaca no cenário nacional é, sem sombra de dúvidas, o SIENGE. Muitas organizações como construtoras, incorporadoras e imobiliárias, além de profissionais liberais como engenheiros, arquitetos e designers já aderiram ao programa. Isso tem permitido que se destaquem perante à concorrência e estejam sempre um passo à frente.
Se você também considera a implementação de um software, mas não tem certeza se deve escolher o SIENGE como sistema para construção, não pode perder o artigo de hoje. Aqui você encontrará uma série de argumentos que demonstram como essa pode ser a solução que você procura. Quer ver só?
Mas afinal, qual o diferencial do SIENGE?
Antes mesmo de partirmos para os benefícios do SIENGE como sistema para construção, vale a pena conhecer um pouco sobre seu surgimento e trajetória. O projeto surgiu em 1989, idealizado pelos 3 sócios fundadores da Softplan: Moacir Marafon, Carlos Augusto de Mattos e Wilson Stabile.
Eles desenvolveram o software após terem sido contatados pela construtora Engecal, a qual demandava um sistema de gestão que se adequasse às suas necessidades específicas do setor. Nota-se o comprometimento com a realidade da construção civil desde o princípio. Afinal de contas, o SIENGE foi o motivo da criação da Softplan e ele foi concebido dentro de uma construtora.
Existem outros sistemas no mercado, mas nenhum deles com esse diferencial. O SIENGE vem desde 1990, ano de lançamento da sua primeira versão oficial, adaptando a linguagem e os recursos de acordo com os avanços tecnológicos de cada década.
Atualmente, a Softplan tem uma equipe de mais de 1500 profissionais e já atende a mais de 3000 clientes em todo o país. Inclusive, mantendo convênios e alianças com as marcas mais renomadas e respeitadas de fornecimento de tecnologia no mundo, tais como a IBM e a Microsoft. Assim, todas as prioridades e necessidades da construção são contempladas com extrema qualidade.
Razões para escolher o SIENGE como sistema para construção
Agora que você já conhece as origens do SIENGE como sistema para construção, que tal partirmos para as suas principais vantagens? Nos tópicos seguintes estarão algumas das razões mais relevantes que justificam o sucesso na estratégia de negócios de empresas e profissionais que implementam o ERP para construtoras da Softplan.
1. Integração completa da empresa
Desde gestão financeira de projetos até o canteiro de obras, o SIENGE permite o acompanhamento e o direcionamento de todas as etapas da construção. Assim, é possível gerenciar com assertividade o processo de planejamento, as obras e as vendas em um só lugar.
O programa coordena a emissão de contratos e o sistema financeiro, incluindo a emissão de notas, boletos e todas as obrigações fiscais. Isso é excelente para administrar o empreendimento antes, durante e após a sua conclusão.
2. Mobilidade de acesso às informações
Uma das maiores vantagens de optar pelo SIENGE como sistema para construção é a mobilidade de acesso às informações. A plataforma é 100% online, podendo ser acessada via computador, tablet, celular e em qualquer lugar com internet, de maneira rápida e prática.
3. Agilidade e modernização de processos
O ERP para construção da Softplan automatiza operações que anteriormente eram burocráticas e lentas. O software agiliza e moderniza os processos da empresa, proporcionando mais produtividade e reduzindo as taxas de erros e retrabalhos.
Estudos comprovam que organizações que aderem ao ERP crescem em média 35% mais rápido do que as demais. Essa é um excelente impulsionador para se destacar no mercado e conquistar os melhores projetos.
4. Redução de custos
Ao utilizar o SIENGE como sistema para construção, observamos uma atenuação significativa nas despesas operacionais. Os desperdícios são controlados e o desempenho otimizado gera mais lucratividade.
5. Otimização do controle sobre a produção
Por fim, vale ressaltar que os gestores têm um pleno controle sobre toda a produção pessoal e de suas equipes. O ciclo produtivo é monitorado de perto e em tempo real, de forma detalhada e de ponta a ponta.
Se você quiser ter acesso a todos os benefícios que outras empresas já possuem por terem optado pelo SIENGE como sistema para construção, conte com a equipe de especialistas da PSA Sistemas e faça um teste gratuito! Aguardamos seu contato!