Porque devo escolher o SIENGE como sistema para construção?
30 de agosto de 2021O que é o Open Banking e quais suas aplicações na construção civil
19 de outubro de 2021Se você chegou até aqui sabe um pouco sobre o Diário de Obra, e entende um pouco de sua importância. Na verdade, o Relatório Diário de Obras (RDO) é uma espécie de documento.
Lembrando que esse tipo de documento é muito usado em obras e projetos de construção, ele serve para registrar diariamente todos os detalhes e informações sobre o trabalho na obra.
Além do mais, acaba funcionando também como uma espécie de memorial de todo o canteiro de obra. Dessa forma, no post de hoje entenderemos mais como fazer esse diário e qual sua importância! Leia mais!
Entenda o que é um Diário de Obra
O Diário de Obra é usado normalmente em projetos de construção e obras, sendo que ele serve para registro das informações sobre o dia de trabalho na obra.
É nele que registramos atividades executadas no dia a dia, disponibilidade de recursos, efetivo, locações de máquinas e até mesmo equipamentos e seu uso no dia.
São anotados ainda as condições climáticas, acidentes de trabalho, comentários referentes às contratações e fiscalização das contratações, problemas não previstos, entre outros.
Entenda como preencher o formulário do Diário de Obra passo a passo
É bem interessante termos em mente exatamente como deve ser feito o preenchimento do formulário do Diário de Obras, sendo assim, vamos conferir abaixo como preencher corretamente o documento:
- Este diário precisa ser preenchido ao final do dia, e esse processo deve ser feito por cada encarregado com os serviços que foram efetivamente executados por sua equipe em questão;
- Precisa ser entregue na sala da engenharia de produção, somente aí esses dados poderão ser compilados de fato;
- O profissional que pode ser trainee, estagiário ou técnico que foi designado pelo engenheiro deve então fazer a compilação dos dados em um único documento;
- Esse diário precisa ser impresso em duas vias e precisa ser entregue ao engenheiro que é responsável pelo controle de produção;
- Logo após precisa ser encaminhado para fiscalização da gerenciadora;
- Depois a gerenciadora deverá devolver uma via juntamente com seus comentários;
- Esse diário deve então ser arquivado para consultas futuras, sendo que devem ficar separados em uma pasta por alguns meses;
Quais informações precisarei para fazer o Diário de Obra?
Bem, para começar a fazer esse documento será preciso reunir informações das categorias a seguir:
- Data;
- Qual é a situação climática;
- Quantos trabalhadores estão em campo e quais suas funções;
- Quais foram os trabalhos realizados;
- Que materiais foram adquiridos;
- Todos os dados administrativos relevantes;
Lembre-se que o RDO pode simplesmente ser preenchido por um profissional ou mesmo um estagiário, na realidade não há exigências sobre esse fato na regulamentação do documento em questão.
Claro que a única orientação de fato é que o preenchimento do mesmo tenha o acompanhamento de um supervisor registrado, quer seja engenheiro, arquiteto ou mesmo técnico de outras áreas afins.
É interessante destacarmos aqui, que diversas empresas já testaram e constataram que o preenchimento do Diário de Obras acaba tendo mais resultados quando é realizado por uma única pessoa responsável.
Isso porque quando diversos profissionais acabam sendo responsáveis por uma mesma atividade, o que ocorre é que nenhum deles de fato se compromete com ela.
Além do mais, é válido destacar que relatórios paralelos simplesmente são gerados a partir de diferentes perspectivas o que acaba complicando totalmente o fluxo de informações.
Conheça todas as vantagens de implementar o Diário de Obra
De certa forma, implantar esse tipo de diário acaba garantindo um canteiro de obras mais organizado.
Ele é capaz de garantir várias vantagens para a construtora, sendo que além de a mesma ter um documento para comprovar todas as etapas realizadas do trabalho, acaba garantindo a transparência para sua empresa.
Além de que outras vantagens são as seguintes:
• Preparo para possíveis imprevistos: os registros de atrasos podem explicar todos os detalhes e a ordem de acontecimento dos fatos preparando os responsáveis para ajustes;
• Possibilidade de fazer avaliações: acompanhando todos os serviços prestados torna possível avaliar a qualidade geral do trabalho dos colaboradores;
• Prevenção: devido ao fato de todos os detalhes serem registrados, fica mais fácil a criação de meios e iniciativas de prevenção para que tais acidentes não se repitam;
Para finalizar é interessante salientarmos aqui que quanto mais claras e detalhadas forem as informações contidas no Diário de Obra, então maiores devem ser as chances da construtora de usufruir das vantagens deste documento.