Entenda como garantimos o compliance nas nossas integrações
15 de março de 2022Usos e vantagens do Business Intelligence na construção
28 de março de 2022De modo geral, revisão de estrutura organizacional é uma avaliação feita pela área de gestão de toda a estrutura da empresa. A parte gestora visa organizar as atividades e recursos que são necessários para os objetivos estratégicos da organização.
Uma boa revisão de estrutura organizacional exige alguns cuidados. Até porque, se a empresa deseja se estabilizar e se diferenciar no mercado, ela precisa se estruturar. O crescimento e a longevidade de um negócio dependem de uma boa organização.
Por ser tão importante para o sucesso de qualquer empresa, hoje vamos te mostrar como consolidar sua estrutura organizacional em apenas 5 etapas. Com esses 5 passos, você poderá realizar a revisão sempre que julgar necessário. Confira!
1.Revisão da estrutura organizacional
No processo de revisão de estrutura organizacional é de fundamental importância que você avalie o tipo de estrutura organizacional de sua empresa, pois é essa área que irá definir como será a gestão de atividades e como os setores irão se comunicar entre si.
Tudo isso será necessário para atingir os objetivos estratégicos, por meio da disposição dos departamentos e das relações hierárquicas. É proposto 5 elementos básicos para a composição de uma estrutura organizacional:
- Especificar as tarefas de grupo e individuais;
- Padronizar tarefas a partir da determinação dos procedimentos;
- Coordenar atividades;
- Centralizar e descentralizar decisões;
- Definir a unidade de trabalho de acordo com o número de colaboradores.
Com base nessas informações o gestor decide a estrutura organizacional da empresa.
2.Ornograma estratégico
O ornograma se define a partir das regras estabelecidas na estrutura organizacional e nas estratégias do mercado específico.
Uma vez definido, o ornograma vai prever as seguintes departamentalizações: possibilidade de organização por volta do público que será atendido, em torno de serviços oferecidos, produtos, região de ação das filiais etc.
Os pontos de ataque e de defesa da empresa devem ser levados em consideração na hora de montar o ornograma estratégico. Desta forma, será possível visar uma comunicação melhor entre os departamentos, melhorar os relacionamentos interpessoais e reduzir o risco de conflitos.
Com um ornograma adequado, a organização estará departamentalizada, permitindo a resolução de problemas, principalmente os que envolvem a centralização e descentralização da hierarquia.
3.Salários de plano de cargos
Uma revisão de estrutura organizacional deve contar com solidez no plano de cargos e salários. Todos devem ter clareza das características de cada cargo e das competências necessárias que ele exige.
Para isso, você pode contar com o auxílio da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). De acordo com as regras da CBO, você pode descrever os cargos e, desta forma, exibir as competências técnicas necessárias, como: idiomas, formação, experiências profissionais e habilidades, por exemplo.
Os salários também precisam ser definidos para que cada ocupação receba sua justa contribuição.
4.Gestão de acordo com competências
A etapa de gestão de acordo com competências exige muita observação. É nesta fase que uma “faxina” deverá ser feita.
Ou seja, depois da definição dos salários e dos cargos, você precisa avaliar o desempenho de cada colaborador. Veja quem está de acordo com cada ocupação ou quem precisa melhorar um pouco mais.
Dependendo das suas observações, com base nos dados obtidos acima, talvez você precise transferir colaboradores para outros setores, realizar promoções, admitir novos profissionais ou até mesmo, demitir quem está desinteressado.
De qualquer forma, essa é uma etapa que não pode ser negligenciada. Assim, você terá uma excelente revisão de estrutura organizacional.
5.Desenvolvimento humano
A capacitação é fundamental para gerar um bom trabalho. Nesta etapa, é hora de desenvolver os profissionais. Isto é, capacitar os colaboradores que foram promovidos a novos cargos ou treinar os profissionais que entraram para a organização.
Para tornar o processo mais dinâmico, você pode convidar profissionais externos para desenvolver as pessoas e assim deixar a capacitação mais interessante e atrativa.
Caso não veja necessidade, procure ter paciência, pois nada se aprende do dia para noite. Avalie o interesse de cada colaborador e foque nisso.
Para concluir
Com todas as informações expostas, é perceptível a importância da revisão de estrutura organizacional no sucesso da empresa. A cada revisão é possível avaliar o andamento do negócio e realizar os devidos reparos para atingir os objetivos estratégicos.
Sendo assim, não deixe de contar com o nosso artigo para te ajudar a revisar sua estrutura organizacional. O sucesso será certo e notório.