A Aplicação do BI no Controle de Gestão de Carteira
2 de agosto de 2021Entenda como a tecnologia pode ajudar nos indicadores de produtividade da construção
16 de agosto de 2021O BIM no orçamento de obras é perfeitamente capaz de passar dados mais atualizados, lembrando que um orçamento possui como objetivo principal informar quanto uma obra custará, não é verdade?
É claro que todo esse orçamento está inteiramente ligado ao prazo da obra, em soluções construtivas, produtividade das equipes, logística do canteiro e ainda uma série bem grande de outras estimativas que acabam resultando no planejamento de obras.
Certamente isso acaba significando que tanto o planejamento quanto o orçamento de obras acabam andando juntos, portanto, precisam ser trabalhados paralelamente para que se tenha uma boa gestão desta construção.
A pergunta que não quer calar é: onde o BIM entra nisso tudo? Na realidade, ele acaba sendo um modelo tridimensional que é totalmente munido de informação permitindo assim a interligação do cronograma de obra com os elementos deste modelo em questão.
No caso, o que acaba ocorrendo é que temos acesso a um planejamento 4D, onde cada elemento possui ao menos 3 dimensões, além de entender quando e por quanto tempo esta obra deve ser construída.
Vale salientar que esse link é feito através de softwares BIM orientados diretamente à gestão, eles acabam por fornecer uma tecnologia diferenciada de planejamento 4D, completamente baseada nos conceitos de produtividade de equipes e linha de balanço.
Vamos conferir abaixo quais são as vantagens de usar o BIM no orçamento de obras, confira melhor no decorrer do texto!
Veja as vantagens e motivos de usar o BIM no orçamento de obras
Certamente pode-se dizer que há muitas vantagens e benefícios de usar o BIM no orçamento de obras, sendo assim, nada mais justo do que falar no post de hoje como essa tecnologia pode te ajudar. Confira mais detalhes!
Há compatibilidade nos projetos
Para resumir a história, entenda que o BIM acaba facilitando demais o trabalho de compatibilização de projetos, seja pela possibilidade de automatização, detecção de interferências e ainda pela visão espacial em questão.
Lembrando ainda, que alguns projetos mais compatíveis acabam diminuindo a possibilidade de ocorrer imprevistos na obra e então melhoram a assertividade do planejamento.
Precisamos entender que projetos quando são mais compatíveis acabam diminuindo a possibilidade de ocorrência de imprevistos na obra, e então melhoram a assertividade do planejamento em questão.
Quantitativos
Apesar de essa vantagem ser muito associada ao orçamento, na verdade, ao ter uma precisão maior nos quantitativos isso significa que haverá maior precisão do seu planejamento, visto que o prazo de fato é uma consequência direta da quantidade x produtividade.
Facilidade maior de compreensão
Ao ter uma visão sequencial /espacial da obra que está sendo construída, fica ainda mais fácil compreender exatamente o que está sendo planejado.
Fica mais fácil perceber do que através do próprio cronograma de Gantt ou ainda uma linha de balanço.
Lembrando que de certa forma, isso ainda facilita a elaboração de planos de contingência caso a execução esteja mesmo se distanciando da meta planejada.
Planejamento de canteiro
Veja bem, o planejamento de canteiro 3D, acaba permitindo então uma simulação de alocação de equipamentos no canteiro, principalmente ao longo da obra, assim como um depósito de materiais e consequentemente até mesmo algumas simulações de logística.
Maior apelo visual
Apesar de não ser uma vantagem completamente associada à obra, devemos compreender que simulações 4D são muito usadas como uma forma de marketing, principalmente para licitações de construção e até mesmo para apresentações entre investidores.
Tudo isso como uma amostra do mais alto nível tecnológico do planejamento que deve mesmo ser empregado na construção.
Por que usar o BIM?
Ao ter como base um modelo virtual de edificação, certamente é possível acessarmos todas as informações relativas ao projeto, tudo em um único modelo de dados únicos.
Lembrando que isso acontece de forma precisa, sendo que há uma identificação maior dos elementos.
Além do mais, há maior integração de todas essas etapas do processo, realizando assim alterações necessárias, tudo da forma mais automatizada possível.
Podemos destacar então que o BIM no orçamento de obras acaba fazendo com que os projetos de orçamentação e planejamento se tornem ainda mais eficientes.
Porém, é válido afirmar que algumas precauções precisam ser tomadas ao usar tal plataforma.
Entenda que durante seu uso, é necessário que se tenha a análise técnica de um profissional capacitado, sendo que esse é um fator fundamental.
Para saber mais sobre esses processos, continue atento ao nosso blog, até a próxima!