Não podemos negar que o volume de dados decorrentes dos processos operacionais de toda e qualquer empresa é gigantesco. No segmento da construção civil, não poderia ser diferente. Diante disso, o uso de BI – Business Intelligence – mostra-se fundamental para agilizar e otimizar o seu desempenho administrativo.
Muitas construtoras, incorporadoras e demais empresas do setor da construção estão abrindo mão dessa tecnologia pois sequer descobriram as possibilidades do BI. No entanto, adaptar-se às demandas do mundo contemporâneo não é um mero capricho, mas sim uma necessidade para manter-se relevante mesmo em tempos de crise.
E engana-se quem pensa que o uso de Business Intelligence é difícil de compreender ou de aplicar. Nesta publicação, você encontrará uma série de informações a respeito e entenderá melhor como pode ser beneficiado pelas vantagens e facilidades da tecnologia para um melhor aproveitamento dos dados da construção.
Fique de olho e veja como uma gestão inteligente de processos contribui diretamente com o sucesso dos seus projetos. Boa leitura!
Planejar uma obra com Business Intelligence se tornou prioridade para organizações bem sucedidas. Afinal de contas, o próprio termo BI já é autoexplicativo. A tradução da expressão em inglês é ‘Inteligência Empresarial’ ou ‘Inteligência nos Negócios’, algo indispensável para gestores que prezam pela eficiência.
Essa é uma técnica que abrange métodos de coleta, organização e análise de dados. Eles são importantíssimos para dar suporte à tomada de decisões de gestores que lidam com o grande volume de dados decorrentes de cada projeto.
Embora softwares sejam quase sempre vistos como ferramentas alheias ao canteiro de obras, o conjunto de tecnologias e metodologias de Business Intelligence tem se adaptado com êxito ao setor da construção. Plataformas digitais aceleram e automatizam procedimentos que tomariam muito mais tempo caso fossem realizados na ponta do lápis.
Informações brutas se conectam e se transformam em relatórios coesos. Desta maneira, torna-se muito mais simples o aperfeiçoamento de projetos gradativamente, pois os dados das obras anteriores corroboram com o embasamento das decisões nos empreendimentos seguintes.
Sistemas para gestão da construção civil como o SIENGE são pautados no uso de BI para integrar setores da companhia e fazer um uso sensato das informações geradas ao longo dos projetos. Os módulos foram desenvolvidos para atender aos anseios de quem preza pela logística e sistematização de processos diários, seja no escritório ou no canteiro de obras.
Planejando sua obra com BI, você pode compatibilizar o cronograma de atividades do canteiro de obras com a previsão do tempo. Esse é somente um exemplo prático de como a Business Intelligence pode contribuir com a performance da equipe e com as suas diligências.
Além disso, o sistema torna facilmente detectável a identificação de problemas e das melhores soluções para tais anomalias. Assim, o ritmo da construção é acelerado mas sem pecar na qualidade.
Dentre os variados benefícios decorrentes de um bom planejamento e execução de projetos na construção civil com a aplicação de Business Intelligence, podemos destacar:
Em tempos de incertezas políticas e econômicas como o que vivenciamos atualmente, contar somente com a sorte não é uma atitude assertiva. Precisamos estar munidos de recursos e ferramentas que garantam inovação e um bom posicionamento no mercado da construção.
Esse é o principal objetivo de softwares com Business Intelligence. O SIENGE permite tomar decisões não apenas pela intuição, mas sim fazendo o uso de dados sólidos e considerando diversas variáveis. O resultado é uma postura profissional mais responsável, proativa e o alcance de melhores resultados.
Entre em contato com a equipe da PSA Sistemas e tire as suas dúvidas sobre as soluções de BI que podem ser aplicadas no seu negócio. Sem sombra de dúvidas, você estará investindo em um diferencial que colocará a sua empresa à frente da concorrência.
Até a próxima!